As séries da HBO, como ‘Game of Thrones’, costumam ser lançadas um episódio por semana. As da Netflix, por outro lado, saem normalmente de uma vez só: todos os episódios da temporada ficam disponíveis para streaming ao mesmo tempo. E a Netflix acredita que a HBO deve, em breve, começar a adotar um modelo parecido com o seu.

Em seu documento de divulgação de resultados financeiros trimestrais (pdf), o CEO da Netflix, Reed Hastings, afirmou que acredita que esse é o futuro. Hastings apontou para uma matéria do Telegraph segundo a qual a BBC lançaria uma série inteira em seu serviço de streaming online, mas transmitiria também um episódio por semana pela televisão. “Imaginamos que a HBO não esteja muito atrás da BBC”, diz Hastings no documento.

publicidade

Segundo a aposta da Netflix, a próxima temporada de “Game of Thrones” seria disponibilizada de uma vez só para os assinantes do HBO Go, o serviço de streaming do canal. Pessoas que não assinam o serviço, por outro lado, precisariam assistir à nova temporada um episódio por vez – e correriam o risco de ler spoilers na internet antes de poder ver a temporada inteira.

Será mesmo?

publicidade

Como o Recode opina, contudo, seria difícil para a HBO adotar uma estratégia desse tipo. O primeiro motivo para isso é que a própria HBO já afirmou ter preferência por lançar episódios semanalmente. Isso faz com que a “novidade” das temporadas se mantenha por mais tempo: afinal, a cada semana, mais pessoas discutem a série. Se a série for lançada de uma vez só, as pessoas assistem em um fim de semana, falam um pouco sobre ela, e depois seguem adiante com sua lista de séries.

Há também uma questão legal em jogo. A HBO atualmente trata seu conteúdo online e seu conteúdo televisivo da mesma maneira, e pode ser que ela seja contratualmente obrigada a agir dessa forma. Caso contrário, as TVs sairiam bastante prejudicadas.

publicidade

Também deve-se levar em consideração que a declaração de Hastings veio em um documento direcionado a acionistas. Falar que um de seus principais concorrentes pode em breve começar a imitá-los é uma maneira da Netflix “se gabar” aos acionistas sobre o sucesso de seu modelo de negócios. Não há como negar, contudo, que a possibilidade de ver todos os episódios da próxima temporada de “Game of Thrones” de uma vez só seria suficiente para fazer muitas pessoas assinarem o HBO Go.