A Intel anunciou, nesta segunda-feira, 18, que está se unindo com a Waymo – empresa irmã do Google – para ajudar no desenvolvimento de carros autônomos. A empresa será responsável por fornecer parte da computação para os carros sem motoristas.

Ambas as empresas acreditam que a parceria vai permitir a produção de veículos capazes de dirigir sozinhos em qualquer condição sem a intervenção humana.

Segundo o CEO da Intel, Brian Krzanich, a Waymo já conta com a tecnologia da Intel nas minivans híbridas Chrysler Pacifica, da Fiat. “Como a tecnologia de autocondução da Waymo se torna mais inteligente e mais capaz, seus hardware e software de alto desempenho exigirão um cálculo ainda mais poderoso e eficiente. Trabalhando em estreita colaboração com a Waymo, a Intel pode oferecer à frota de veículos da Waymo o processamento necessário para autonomia de nível 4 e 5”, afirma.

Já a Waymo afirma que o apoio da Intel em suas pesquisas ajudará a empresa a selecionar “cuidadosamente os componentes mais adequados para a tecnologia totalmente autodirigida”.

publicidade

Vale lembrar que, recentemente, a Intel adquiriu a empresa de visão autônoma Mobileye por US$ 15,3 bilhões, o que mostra que a companhia está começando a fazer movimentos agressivos em relação ao futuro dos carros sem motoristas.

Já a Waymo vem acumulando uma série de parcerias para ampliar pesquisas e testes na área. A Fiat, por exemplo, é uma das principais parceiras da empresa, pois possui uma cadeia de suprimentos e recursos necessários para projetar e construir carros.