A Uber acaba de receber a notícia de que não terá sua licença renovada em Londres. Como a permissão atual vence no próximo sábado, 30, os motoristas da companhia talvez não possam mais pegar passageiros na capital britânica a partir o primeiro dia de outubro.

Em nota, a Transport for London (TfL) informou que tomou a decisão por entender que a Uber não possui os requisitos necessários para manter uma licença.

“[O] TfL considera que a abordagem e a conduta da Uber demonstram uma falta de responsabilidade corporativa em relação a uma série de questões que têm potenciais implicações de saúde pública e segurança”, diz o órgão.

publicidade

O órgão citou quatro itens dentre os que geraram a recusa: a forma como a Uber lida com crimes sérios e obtém certificados médicos e documentos de checagem para seus motoristas, e o uso do Greyball, software que poderia servir para enganar as autoridades.

A TfL deixou claro que a Uber pode apelar da decisão dentro de 21 dias após o recebimento da notificação. Se o fizer, a empresa tem permissão para seguir operando até esgotarem seus recursos na Justiça. Em nota assinada por Tom Elvidge, gerente-geral da Uber em Londres, a companhia já afirmou que fará a apelação “imediatamente”.