Boa parte dos sites ganha dinheiro com sua audiência, mas alguns sites recentemente começaram a fazer isso de uma maneira particularmente negativa. Páginas como o Pirate Bay estão sequestrando o computador dos visitantes para minerar Bitcoins enquanto ele navega por lá. O problema se tornou grave a ponto do Google cogitar colocar uma solução para ele diretamente no Chrome, seu navegador. 

A informação surgiu no fórum de reportagem de bugs do Chromium. Um usuário abriu um chamado sobre a questão, dizendo que alguns sites, ao serem acessados, fazem com que a máquina do usuário passe a apresentar um uso de CPU extremamente elevado. Isso, por sua vez, leva a um consumo muito alto de bateria (no caso de notebooks), e pode fazer com que a máquina trave. 

Em resposta a esse chamado, um engenheiro do Google chamado Ojan Vafai disse que a empresa está pensando em uma maneira de impedir que os sites façam isso. Segundo a BBC, a ideia de Vafai não é impedir que esse tipo de mineração seja feita – apenas que ela ocorra de maneira maliciosa, sem o consentimento (ou conhecimento) do usuário.

De olho na CPU

publicidade

Vafai diz que a empresa concorda que “deve fazer algo sobre isso”, mas diz que “ainda não tem certeza de quê”. Ele já tem uma ideia, no entanto: “Se um site estiver usando mais de XX% da CPU [capacidade de processamento da máquina] por YY segundos, então nós colocamos a página no ‘modo economia de bateria'”.

Nesse modo, segundo o engenheiro, o uso da CPU pelas páginas é bastante reduzido. No momento em que isso acontecesse, o navegador mostraria um aviso ao usuário, permitindo que ele optasse por manter a aba no modo de economia, devolvê-la ao seu funcionamento normal ou fechá-la de todo. Com isso, o usuário será noticiado quando uma página estiver exigindo demais de seu computador, e poderá mantê-la funcionando normalmente caso ele saiba que ela não tem nenhum problema.

Mas Vafai reconhece que a função ainda deve levar algum tempo para ser implementada. Será preciso, de acordo com ele, “realizar medidas para descobrir quais valores usar para XX% e YY segundos”, por exemplo. De qualquer maneira, por enquanto já há um método diferente de impedir que seu PC seja sequestrado por sites para minerar bitcoins.