O Google anunciou uma boa notícia para quem assina serviços em aplicativos da Play Store. A partir de janeiro, a empresa vai cortar a sua comissão em assinaturas dentro dos apps pela metade, passando de 30% para 15%. A medida é vista como uma resposta a uma redução similar adotada pela Apple em setembro de 2016.

O corte dos custos valerá apenas para quem já for assinante de um serviço, como Spotify ou Netflix, a mais de um ano. Ou seja, nos primeiros 12 meses de assinatura, o Google continuará cobrando os 30% da parcela paga pelo usuário e reduzirá a comissão pela metade a partir do 13º mês. A medida visa encorajar os desenvolvedores a vender a subscrição como compra dentro do app, segundo publicação do The Verge.

publicidade

Muitas empresas, como o Spotify, preferem burlar a cobrança de comissão atualmente, incentivando os usuários a assinarem os serviços nos sites ao invés de comprarem dentro do aplicativo. A prática, inclusive, levou a Apple a não aprovar uma versão do app de streaming, já que isso viola os termos da App Store. Já o Google é mais flexível com isso e permite a cobrança de forma independente à Play Store.